O filme uma prova de amor fala sobre uma jovem chamada Kate que tem leucemia diagnosticada. Sua mãe Sara (Cameron Diaz) uma advogada de sucesso que deixou o cargo para cuidar da filha doente, e seu pai o bombeiro Brian (Jason Patric), já tentaram de todas as formas encontrar a cura para sua filha, mas não obtiveram sucesso, então foram aconselhados pelo médico a fazerem uma fertilização in vitro para que a criança seja uma doadora.
Anna (Abigail Breslin) nasce e desde bebê passa a doar sangue, medula óssea e células para a irmã mais velha. Porem o quadro clinico de Kate não obtém melhoras, e única chance de uma possível recuperação é a doação de um rim. A esta altura da vida Anna já esta com 11 anos de idade, que se encheu de todo esse processo cirúrgico e quer levar uma vida normal; Anna ama a irmã, mas quer ter controle do próprio corpo. Ela procura um advogado coloca um processo em seus pais e pede uma “emancipação médica”.
Sara fica horrorizada com a ação judicial e como estava acostumada a ganhar todos os casos quando exercia advocacia decide a todo custo manter a filha Kate viva.
Essa por sua vez vive um romance com Taylor (Thomas Dekker), um paciente do hospital que também sofre da mesma doença que Kate.
Esse filme trata da realidade de hoje em dia, vale muito a pena assistir a esse drama.