quarta-feira, 15 de junho de 2011

Saída de estudos para a Ilha de Anhatomirim!!

As turmas 83 e 84 fizeram uma saída de estudos para a Ilha de Anhatomirim, no dia 27 de maio de 2011. A Ilha está localizada em Canasvieiras.
Saímos da escola as 8:30 e voltamos as 16:30, lá na ilha tem vários lugares legais. Tem a primeira casa do general, a segunda casa do general, a casa da farinha e outros lugares também. Primeira vez que a gente consegue fazer a saída porque ano passado nós fomos e na metade do caminho tivemos que voltar por causa da chuva, e este ano conseguimos completar o caminho até a Ilha. Gostamos muito da saída porque o dia ajudou: não estava chovendo.
    A Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim, é um monumento tombado como patrimônio histórico e artístico nacional, desde 1938. Nos últimos anos, tem sido incorporada a campanhas educativas e turísticas, visando a divulgação do aspecto histórico e cultural das construções militares do litoral sul brasileiro. Atualmente a expressiva visitação à Ilha, especialmente por meio de escunas, são quase 123 mil pessoas que visitam a ilha por ano.

ILHA DE ANHATOMIRIM!!

    Historicamente a ilha de Santa Catarina foi um dos primeiros locais do litoral sul do Brasil a sofrer o processo de ocupação pelos europeus. A partir do século XVII passou a existir uma preocupação da Coroa Portuguesa que lhe atribuía grande importância estratégica, uma vez que Desterro (primitivo nome de Florianópolis) constituía-se num importante ponto de apoio no trânsito para a Região do Rio da Prata.
    Como solução, a Coroa Portuguesa considerou conveniente fortificar o litoral catarinense, incumbindo o Brigadeiro José da Silva Pais, com o cargo de governador da Ilha de Santa Catarina, de projetar e implementar as defesas da ilha. Para esse fim, ele contruiu quatro grandes fortalezas. A de Santa Cruz de Anhatomirim foi a primeira, erguida de 1739 a 1744, seguinda pela de São José da Ponta Grossa (1740), na Ilha de Santa Catarina, e pela de Santo Antônio (1740), na Ilha de Ratones Grande.
A ilha de Anhatomirim era particularmente interessante pelo fato de ...possuir ancoradouro seguro para uma esquadra de navios de guerra, e o porto que a protege permite a entrada de navios com 300 toneladas, se não deslocar muita água. Antes de prosseguirem viagem na travessia do canal, os navios devem enviar um bote a terra, a Santa Cruz.
    A ilha de Anhatomirim e sua fortificação foi conquistada e ocupada durante a invasão espanhola da ilha de Santa Catarina, no início de 1777. A região somente voltou ao domínio português com o Tratado de Santo Ildefonso, em Outubro do mesmo ano.
    À época da Guerra da Tríplice Aliança (1864-1870), a ilha serviu como depósito de convalescentes, e, no final do século, como posto de controle e de isolamento de doentes atingidos pela febre amarela.
Serviu como ponto de sinalização marítima, tendo recebido um farolete composto por uma coluna de ferro de 8 metros de altura. A sua lâmpada, elevada 37,5 metros acima do nível do mar, tem um alcance de dez milhas náuticas. Foi inaugurado em 1883, em substituição ao que existiu desde 1873.
    Durante a Revolução Federalista, em 1894, o interventor federal, Coronel Antônio Moreira César, deu início a uma série de prísões políticas, culminando com o fuzilamento de dezenas de pessoas na ilha de Anhatomirim.
    Durante a Segunda Guerra Mundial, a ilha abrigou uma estação rádio telegráfica da Marinha do Brasil, após o que caiu em abandono.